De acordo com um levantamento realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em conjunto com as distribuidoras, mais de 5 mil consumidores já manifestaram interesse em migrar para o mercado livre de energia elétrica em 2024. Esses dados foram divulgados em uma nota técnica da agência que apresenta propostas para novas regras na comercialização de energia elétrica no varejo.
A partir de janeiro, o mercado livre de energia estará disponível para todos os mais de 200 mil consumidores do grupo A, que incluem clientes de alta e média tensão, bem como aqueles que recebem energia através de linhas subterrâneas. Estima-se que cerca de 72 mil clientes façam essa migração, descontando aqueles que optaram por outros modelos de contratação de energia, como a geração distribuída.
A Aneel mencionou na nota técnica que consultou as distribuidoras a respeito dos pedidos de migração, observando que quase metade dessas solicitações já está programada para ocorrer a partir de janeiro.
Conforme orientação da Aneel, esses consumidores devem ingressar no mercado livre de energia elétrica por meio dos comercializadores varejistas. Estes serão encarregados de gerenciar os procedimentos burocráticos relacionados à migração, monitorar o processo e intermediar as transações com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O presente é livre!
Até a próxima!
Equipe G2 ACADEMY.