Um bom Gestor de Energia já deve conhecer o assunto que será abordado na matéria de hoje através de suas faturas de energia, visto que impacta na hora do pagamento. Para aqueles que não conhecem, esse assunto interfere diretamente no quanto a sua empresa gasta com energia elétrica, sendo, portanto, uma área muito importante para gestores e tomadores de decisão estarem cientes e alinhados. Trata-se do grupo tarifário a que a Unidade Consumidora pertence. Se você não faz ideia do que seja isso, ou se já ouviu o termo, mas não tem ideia do que ele quer dizer ou como pode impactar na sua empresa, a G2 ACADEMY irá fazer uma explicação bem simples e prática.
É o meio de classificação fixo das Unidades Consumidoras, dividindo e organizando os consumidores a partir da tensão fornecida. São divididos em 2 grandes grupos, conhecidos como Grupo A e Grupo B.
Unidades Consumidoras que recebem energia em média e alta tensão, enquadrando-se na classe da Tarifa Binômia. As médias e grandes empresas se encaixam nesse perfil. A principal diiferença para o Grupo B é a maior complexidade de sua tarifação. A demanda contratada é um exemplo.
O Grupo A é dividido nos seguintes Subgrupos:
Esse grupo possui as seguintes modalidades tarifárias:
O grupo B é caracterizado por unidades de baixa tensão, enquadrando-se na classe da Tarifa Monômia e divididos nos seguintes Subgrupos:
Esse grupo possui as seguintes modalidades tarifárias:
Consumidores do Grupo A, caracterizados por possuírem demanda contratada e ligação em média ou alta…
Olá, Engenheiro Eletricista! Se você trabalha com consumidores do Grupo A, aqueles que possuem demanda…